3 grandes razões para você participar da ResearchGate

Olá, tudo joia? Que tal ingressar numa rede social que pode oferecer conteúdo para sua monografia? E não é “mais uma rede social”, é “A Rede Social” que pode ajudar {e muito!} quem está no ambiente científico, seja permanentemente ou só de passagem.

Estou falando da ResearchGate, fundada em 2008 pelos físicos Dr. Ijad Madisch e Dr. Sören Hofmayer, e pelo cientista da computação Horst Fickenscher. Uma “rede feita por cientistas, para cientistas”.. e feita pra você também {lógico!} que…

(1) tá na labuta diária, escrevendo a monografia {pra entregar logo menos} e precisa acessar full texts científicos;

(2) pra você que quer {e precisa!} expor e disseminar aos pares sua pesquisa, artigos, monografias, relatórios ou outras publicações científicas;

(3) pra você que quer trocar ideias com especialistas de sua área ou correlatas {gente do mundo todo}, e/ou simplesmente saber o que está se pesquisando por aí afora, e/ou até se integrar à grupos de pesquisa.

Se você se enquadra em um destes 3 motivos listados, você não pode ficar de fora desta rede, né?! Deixa eu mostrar bem rapidinho como se orientar por lá…

Estas são as páginas iniciais onde você pode se registrar por sua categoria de pesquisador. Você pode se registrar usando sua conta do Facebook ou do Linkedin.

Registrando-se você já estará apto para completar o seu perfil na rede, inserindo dados pessoais, compartilhando suas publicações ou fazendo buscas na rede.

researchgate03

No campo de busca você pode pesquisar por pessoas {researchers, são mais de 10 milhões}, publicações {publications}, vagas de trabalho {jobs} e Questões {questions, que funciona como um tipo de fórum}. Fiz uma pesquisa por publicação usando o termo “Evidence-based medicine”, olha quantos resultados foram recuperados:

researchgate04

Mais de 10 mil registros! Alguns estão com o texto completo já disponível pra baixar, os demais você pode solicitar o texto completo diretamente para o autor clicando em “Request full-text“.

Para inserir os seus trabalhos, é super simples: no meu “add new” você escolhe o tipo de trabalho que você vai inserir, e escolhe como você quer inserir: 1) procurando você mesmo; 2) procurando pelo título do seu trabalho; 3) enviando o arquivo de seu trabalho no formato de algum gerenciador de referências; ou 4) inserindo manualmente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Prontinho. As demais funcionalidades da rede se assemelham com as redes sociais mais populares do mundo.. você navegando vai compreender facilmente. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s