Como destacar suas citações conforme a NBR 10520

Ooooiii! Terça-feira passada dei umas dicas pra você padronizar os destaques no corpo do texto do seu trabalho, cê viu? Então.. o post de hoje é um complemento daquele lá, mas só pra quem for normalizar as citações pela NBR 10520:2002 da ABNT.

Numa citação você pode manter um destaque do próprio autor, ou você mesmo pode destacar o que julgar necessário, usando ou o sublinhado ou o negrito ou o itálico (lembre-se: nunca mais de um destaque no mesmo trecho!). O que você não pode esquecer é indicar quem foi que destacou o quê.

giphy.gif

Bom.. para as citações diretas, a 10520 pede o seguinte: se o destaque for do autor (estiver na obra que você pegou a citação), você vai indicar a citação com a expressão: grifo do autor; se o destaque for seu, você indicará com a expressão: grifo nosso. Olha uns exemplos:

DESTAQUE DO AUTOR
“É devido a esse grande número de fontes de informação disponíveis na rede, que se tornou indispensável a elaboração de critérios que avaliem a qualidade das fontes.” (ALMEIDA, 2007, p.70, grifo do autor)

SEU DESTAQUE
“Trata-se, portanto, de uma literatura que resulta da transformação […] da informação disponível […] de modo a corresponder às necessidades dos usuários.”
(CUNHA, 2001, p. 126, grifo nosso)

E aí? Deu pra entender direitinho? Qualquer coisa, já sabe: grita! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s