4 dicas para abreviar corretamente títulos de periódicos

Oi! É sempre bom lembrar que não é permitido abreviar palavras de qualquer jeito. Na gramática da língua portuguesa há algumas regrinhas básicas de abreviaturas, e se você está normalizando seu trabalho acadêmico é bom saber que também há uma norma ABNT pra abreviaturas: a 6032:1989 – Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas.

Sim. Até pra isso tem norma… e mesmo se não for normalizar seu trabalho pela ABNT você vai precisar saber qual a abreviatura usada para cada título de periódico que você listou lá nas referências pq tb há orientações para abreviar no estilo Vancouver… {e outros} 😛 Não tem muito pra onde correr.

Pensando em facilitar sua vida, no que diz: não precisar consultar as normas, vou te indicar 4 fontes onde você pode se certificar se você abreviou corretamente o título do periódico.

1- No rodapé/cabeçalho do próprio artigo citado. Geralmente tem uns dados de ano, volume, número e o título vem abreviado no rodapé ou cabeçalho do artigo.
revista-brasileira-de-saude-materno-infantil

2- No Catálogo Coletivo Nacional (CCN). Você busca o título do periódico e na descrição dele é apresentado título abreviado. Recomendo pesquisar pelo número do ISSN pra não ter erro de confundir com um título semelhante.
revista-da-associacao-brasileira-de-psiquiatria

3- No Portal de Periódicos da Capes. Lá na busca por periódico (também recomendo buscar por ISSN) o próprio portal apresenta informações detalhadas sobre o título e, nas variações há o título abreviado.
cadernos-de-pesquisa

4- Na base Pubmed. Busque o artigo citado na sabe e verifique a informação logo abaixo da descrição de autores, lá tem os dados do periódico onde o artigo foi publicado e o título estará abreviado.
revista-portuguesa-de-cardiologia

Se tiver alguma dúvida, deixa nos comentários que te ajudo. É ligeiro. 😉

7 comentário em “4 dicas para abreviar corretamente títulos de periódicos

    1. Segundo o Catálogo Coletivo Nacional é Rev. Polít. Públicas, isso se você estiver falando da revista de ISSN 2178-2865. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.