Saiba como consultar o IBGE para enriquecer ainda mais sua monografia

Oi! Você já parou pra pensar que o levantamento de dados que você quer/precisa fazer para sua pesquisa já pode ter sido feito por alguém ou por algum órgão? Pois o post de hoje é justamente pra alertar você sobre uma fonte de informação super rica, gratuita {e bem óbvia!}, mas que pouca gente nem imagina consultar: o site do IBGE.

Siiimmm… o site do IBGE é tão rico de informação, mas tão rico!, que a só olhar a home dele já te deixa perdidinho. hehehe.. repara:

ibge-fonte-informacao-infonormas

Mas não se desespere e não desista de procurar alguma coisa por lá. O que você precisa saber é o seguinte: o IBGE dispõe de um acervo especializado em informações estatísticas e geográficas do Brasil. Esse acervo é composto por publicações impressas e digitais, além de bases de dados onde é filtrar as informações de seu interesse.

A principal fonte para pesquisar, segundo o próprio IBGE, é o catálogo da biblioteca deles. Nele é possível localizar vários pontos de acesso ao valioso acervo que a instituição dispõe, numa interface mais amigável… olha só:

catalogo-ibge-como-pesquisar

Bem melhor, né? É uma interface bem parecida com a do catálogo de qualquer biblioteca que você possa ter frequentado. Lá você vai encontrar 4 coleções:

Livros e Periódicos – Editados tanto pelo próprio IBGE quanto por terceiros, abrangendo as áreas de estatística, geografia e correlatas. Nem precisa dizer que há coleções mostrando toda evolução das pesquisas e estudos realizados pelo instituto, né?

Fotográfico – Composta por registros das décadas de 1950 e 1960 durante as expedições realizadas pelo instituto, registros de municípios de origens diversas no Brasil , além de registros de eventos institucionais.

Mapas – Estão disponíveis folhas topográficas editadas pelo IBGE e por outros órgãos e mapas políticos-administrativos.

Instrumentos de coleta – São questionários, cadernetas, cadernos de exercício e manuais usados pelo IBGE na coleta de informações para pesquisas e como apoio para tal.

Criatura, não descarta essa fonte não pq deve ter alguma coisa interessante pro seu trabalho, mesmo você não sento da área de estatística, geografia ou correlatas. Entende?

E ainda tem mais: eles oferecem atendimento por e-mail (webmaster@ibge.gov.br ou ibge@ibge.gov.br) e por telefone (0800-721-8181)! Se tiver dúvida, corre e contata eles… ou então grita aí nos comentários que te ajudo. 😉

__

{Notou que os temas dos posts estão sendo alternado semanalmente, entre normalização e fonte de informação? Você acha que está funcionando bem desta forma? Por favor, me conta nos comentários! Assim poderei adequar melhor os posts.. ;)}

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s