9 maneiras de referenciar fontes sem data de publicação no Estilo ABNT

Oiieerr, tudo bem?! 🙂

Já ajudei você a referenciar fontes sem data de publicação no Estilo Vancouver {se não viu clique aqui}, agora vou mostrar as orientações da ABNT, descritas na NBR 6023:2002.

documentos-antigos-originais-06-contas-gas-1944-45-d_nq_np_859411-mlb20566633010_012016-fAntes de tudo, preciso dizer o seguinte: não tenha receio em descrever uma data estimada, pois essa informação é importante para a composição da referência e poderá contribuir, inclusive, para a avaliação do seu trabalho {ou até mesmo pra ajudar o leitor}. Avalie o documento para buscar ou estimar a data, se tiver dificuldade peça ajuda a alguém {algum especialista, colega, orientador ou aqui mesmo.. hehehe}.

A norma diz que se nenhuma data for indicada, nem a de copyright, você deve indicá-la das seguintes maneiras:

1. [1945 ou 1946] um ano ou outro

2. [2001?] data provável

3. [2017] data certa, não indicada no item

4. [entre 2000 e 2004] use intervalos menores de 20 anos

5. [ca. 1990] data aproximada

6. [194-] década certa

7. [200-?] década provável

8. [19- -] século certo

9. [20- -?] século provável

Legais esses exemplos, né? Trouxe da própria norma. Caso haja dúvida, podes ver um vídeo bem explicadinho em nosso canal no YouTube. 😉

73 comentário em “9 maneiras de referenciar fontes sem data de publicação no Estilo ABNT

  1. Oii, estou com uma dúvida. Como faço para citar o site de Prefeitura (https://saj.ba.gov.br/)? segue o mesmo padrão?
    Não há registro de data, apenas o copyright no final da página do site.
    Já estou com meu tcc finalizado mas essa questão tem “queimado meu juízo” pois preciso utilizar um dado da cidade em que só encontro no site municipal.

  2. Oi, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo conteúdo! Fiquei com dúvida em relação a como ficaria a citação dessa referência sem data no texto. Seria assim: texto texto texto (FULANO, 2016?) ou texto texto texto (FULANO, [2016?])? Me parece tão estranho rs. Desde já, muito obrigada!

    1. Olá Emilly!
      Na norma de citação vigente não tem nenhum exemplo nem orientação exata de como deve ser descrito na citação. Mas no meu entendimento, a citação deve ser apresentada como está na referência, se você usou o colchete ele tb entra na citação. Logo, ficaria como seu segundo exemplo: (FULANO, [2016?]). Tb acho bem estranho (e feio!), mas penso que seja o caminho. 😉
      Agoraaaaa… se a banca que você vai submeter permitir que você não use o colchete, vai em frente!
      Espero ter ajudado. 🙂

    1. Oi Samuel!
      Pelas informações que há no site você estima a data e escolhe uma das formas de apresentação listadas no post. 😉

  3. em questão de site, isso está certo?
    Lucas, Leonardo de. O Jovem Lima Barreto e a Hegemonia Positivista. Medium, 200-?. Disponível em: . Acesso em: 18 de agosto de 2020.

  4. Olá, parabéns pelo post!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Na citação com década provável, fica entre parenteses e colchetes? EX: De acordo com Silva ([199-?]) ou De acordo com Silva [199-?]

    1. Olá Tatiana! Esta é uma dúvida que acredito que será sanada na atualização da norma de citação. Normalmente eu não gosto de usar os colchetes, mas penso que se na referência há os colchetes ele deve ser usado na citação.

      1. Essa dúvida era a mesma que a minha. Achei um excelente exemplo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Julio de Mesquita Filho” que está da seguinte forma:

        EX 1:
        “No entendimento de Campos ([19–]), texto texto
        texto texto texto texto texto texto texto texto texto.”

        EX 2:
        “texto texto texto texto texto texto texto texto texto
        texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
        texto texto.” (FARIA; MACHADO, [2021?], p. 12).”

        https://figshare.com/articles/presentation/Normaliza_o_de_trabalhos_acad_micos_NBR_10520_2002_-_cita_o_em_documentos/17068670/3
        *Apresentação atualizada em novembro de 2021; apoio para a capacitação de usuários da Biblioteca da FCT/Unesp- organizado pela bibliotecária Micheli Antonia Oshima

        Ou seja, é bem como você, Jéssica, respondeu “[…] penso que se na referência há os colchetes ele deve ser usado na citação”.
        Acho que confunde um pouco o caso do primeiro exemplo que a Oshima trouxe pois, apesar de bobo- esteticamente ([19-]) fica muito estranho para mim pelo menos rsrsrs. Enfim o ex 2 me ajudou muito a entender que, independente do parênteses, inferir uma estipulação de data faz se necessário o uso dos colchetes, de qualquer modo, em uma citação.

  5. olá, boa noite, estou produzindo uma síntese e o testo que estou usando como base não tem ano, nem algo aproximado, não tenho nem noção de quando foi publicado mais ou menos, ou seja, sem condições de colocar o ano de publicação, como faço?

  6. O artigo que achei não tem nada disso. Não consigo achar data nenhuma, não tem. Estou desesperada porque não consigo achar mesmo e preciso entregar meu TCC hoje ainda. Só falta essa data pra acertar tudo. Me ajude!

  7. Boa tarde, Jéssica!
    Estou com problemas em encontrar o ano de publicação das séries históricas do site da ALCOPAR: http://www.alcopar.org.br/. O site não me mostra nenhum ano especificado, busquei até no HTML dele. O máximo que pude encontrar foi uma data provável para sua última atualização que está entre os anos de 2011 e 2013. Ademais, o site utiliza-se, em alguns momentos, de outras fontes, como a ANFAVEA em suas séries históricas (outro que também não disponibiliza ano para suas publicações).
    Então gostaria de saber como referenciar a ALCOPAR, apesar de não ter um ano e, juntamente, referenciar a ANFAVEA (especificamente em relação aos dados das séries históricas de ambos os sites). Será de grande valia se puder me ajudar, estou desenvolvendo um TCC e essas páginas são de extrema importância para a minha análise.
    Grato.

    1. Oi Gustavo! Desculpa a demora pra responder… =P
      Mas vamos lá… pra recefenciar o alcopar vc estima a data mesmo. Já a anfavea, se você tirar essa informação dentro de páginas da alcopar vc vai referenciar com um apud (anfavea apud alcopar), entendeu?
      Espero ter ajudado e boa sorte! =)

  8. minha inquietação é por que a citação nao tem ano tão pouco achei em livros do mesmo, o que encontrei foi o ano de seu nascimento e falecimento

  9. Olá! Caso a obra seja escrita em mais de um ano – por exemplo 1996/97 – como faço para cita-la no meu texto?

    Link que estou utilizando

    1. Oi Rafael! Segundo o item 8.6.1.4, se a obra tiver mais de um volume você deve indicar os anos separados por hífen. Se for seu caso é só usar: 1998-1997. Se não for (se for apenas um volume), a norma não diz nada disso explicitamente, sugiro indicar o ano mais recente mesmo. 😉

    1. Oi Wandria! Difícil essa missão, hein? hehehe
      Vê só.. nesses casos dou uma pesquisada no google mesmo pra ver se o texto foi postado por alguém e que tenha alguma informação de data nesta postagem. Assim, tenho como estimar uma data provável.

      Achei este link: https://document.onl/documents/barramentos-em-micro-um-exemplo-tipico-e-o-barramento-de-sistema-presente.html
      Logo, estimaria um [2018?].

      Chato isso, mas tem que estimar, né? =P
      Espero ter ajudado.

  10. Oi Jéssica!

    Por gentileza me tira uma dúvida… estou fazendo a referência de um artigo, e nome da revista, o v. e o n. eu já encontrei fuçando na internet, mas a p. ( páginas), eu não acho, o que devo fazer nesse caso? deixo sem citar?

    Vou enviar o link do artigo: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/20733/0

    a princípio a referência esta assim:

    MARKUS, P. M. N.; LISBOA, C. S. M. Mindfulness e seus benefícios nas atividades de trabalho e no ambiente organizacional. Revista da Graduação, v.8, n.1, p. ?, 2015. ( nome da revista em negrito).

    Desde já agradeço!

    1. Oi Juliana!
      Se vc abrir o pdf ele tá numerado de 1 a 15. Daí ficaria assim:

      MARKUS, P. M. N.; LISBOA, C. S. de M. Mindfulness e seus benefícios nas atividades de trabalho e no ambiente organizacional. Revista da Graduação, [Porto Alegre], v. 8, n. 1, p. 1-15, 2015.

      Espero que tenha ajudado a tempo.
      bjoo

  11. Olá, no meu caso citei algumas coisas que tirei do site do A.A., como faço, coloco Alcóolicos Anônimos como autor, e no caso da data? Não faço ideia de quando eles postaram isso no site.

  12. Olá.

    Uma dúvida: Há uma publicação que contém alguns artigos, somo citar o artigo que a data dele é diferente da data da publicação: Exemplo, artigo escrito em 1970 e publicação em que encontrei o artigo em 2010. Como cito?

    Grata

  13. Olá! Fiz uma citação sobre histórico da Educação Ambiental no Brasil, no meu artigo, retirada do site do Ministério do Meio Ambiente (MMA), porém não existe ano de publicação. Achei o ano de fundação do MMA, será que poderia usar essa data?
    Como deveria usar na parte textual e na referência?
    Agradeço desde já.

    1. Poxa.. não rola por o ano da fundação do MMA, pois o site não nasceu com o Ministério, nasceu? Se sim, blza.
      Procura se tem nenhum algum ano de copirraite? Se não tiver, melhor estimar a data do texto mesmo ou deixar a data do “acesso em”. =P

  14. Ótimas suas informações. Parabéns!
    Tenho dúvidas. E qdo. a data, no corpo do trabalho, é seguida da página?
    [1969?, p. 57] ou [ [1969?]. p. 57].
    Outra dúvida. Citei e coloquei ponto. Daí a referência e outro ponto? Ou o primeiro é desnecessário?
    assim. (SILVA, 1990). Ou assim (SILVA, 1990).

    1. Oi Marilu!
      Na citação, normalmente eu não ponho colchete. Não encontrei nada na norma que me obrigasse a por o colchete. =P
      A página você só vai inserir se a citação for direta e é precedida por vírgula mesmo.
      Essa questão do ponto antes ou depois da citação não existe uma regra explícita. Normalmente eu uso assim: se a citação foi referente ao parágrafo inteiro eu ponho o ponto final do parágrafo, a citação e o ponto após ela. Se ela foi apenas de uma oração eu não termino a oração com ponto, ponho o ponto após o parêntese da citação. Entendesse?

      Espero ter ajudado!
      bjs

    1. Oi Agnes!
      Desculpa pela demora pra responder… só vi agora seu comentário. =P hehehe
      Não consegui identificar o ano 2014, mas mesmo assim deixaria a data do copyright mesmo. 😉

  15. Oi, Jéssica. Obrigada pelas orientações, são muito valiosas.

    Se o texto foi tirado de um página da internet e não tem data, ainda assim é preciso colocar uma data provável nas referências ou só a data de acesso basta? Digo no caso de não haver citação no texto.
    Obrigada.

    1. Oi Alessandra!
      A norma não dá essa brecha… vc precisa estimar a data mesmo e indicar a data de acesso. Dá uma olhada na resposta à dúvida do Antonio Henrique, logo acima… pode te ajudar.

      Tô às ordens.
      Abraço.

  16. Oi Jéssica, tudo bem?
    Ao fazer um trabalho para a faculdade me deparei com um artigo muito interessante para acrescentar algumas citações ao trabalho mas o artigo não possui data, somente o nome da autora.
    Como devo datar a citação?

    1. Oi Aline, tudo na paz!
      Muito obrigada pela pergunta. <3

      Neste caso, eu recomendo o seguinte:
      1) dá uma fuçada na internet pra ver se vc pesca uma referência de ano em algum lugar (se o artigo estiver online o ano pode até tá na URL, saca lá)
      2) dê uma olhada na lista de referências e veja qual a data mais recente na lista, daí você pode referenciar como mostra o exemplo 2 (data provável) ou como no exemplo 7 (década provável).
      3) se nenhuma dessas dicas couber pra realidade do seu artigo, e não há mais aquela opção do [s.d.], você terá mesmo que avaliar o artigo e estimar a data.. aí fica a seu critério se vc prefere estimar o ano, a década…

      Espero ter ajudado. 😉

  17. Olá Jéssica! Primeiramente, parabéns pelo post e pela atenção! Vem ajudando muita gente!

    No meu trabalho, tem uma parte que pego da “Home” de uma página de uma fundação (http://brasilcidadao.web1313.kinghost.net/). Se você abrir o link, vai ver que pelo texto ser de caráter informacional, não tem um título, autor e nem ano.

    A informação que o próprio texto indica é que a Fundação foi criada em 1996, mas não sei se essa informação pode ser utilizada pra eu por como referência. Afinal, a página foi criada posteriormente. O problema é que eu não sei se posso estimar o século.

    Neste caso, como você acredita que devo referenciar?

    Obrigado!

    1. Olá Antônio! Muito obrigada pelos parabéns… fico feliz em ajudar as pessoas com algo que gosto tanto! <3 Vamos lá pra sua dúvida agora…

      Olhei o link e dei uma avaliada na home, nem o copyright tem. =P
      Sendo assim, fui atrás de alguma evidência que indique a época da atualização da home. Reparei no link que no logo da fundação tem uma indicação de idade dela: "20 anos". Neste caso, referenciaria a como data provável = [2016?].

      Sobre estimar o século, sim você pode, mas se você puder estimar a década ou o ano é ainda melhor, pois a precisão será maior. Se no logo da home indica que eles já tem 20 anos, o século mais provável seria o XXI. Mas eu iria no ano mesmo…

      É isso. Espero ter ajudado. 🙂

    1. Olá Mírian! Obrigada pelo seu comentário. 😉
      A publicação que vc quer referenciar é periódica ou formada por mais de um volume? Se sim, a NBR 6023/2002 orienta indicar a data inicial e final: 2006-2018.
      Não há orientação sobre copyright nesse caso do ano estar representado por um intervalo, no entanto sugiro usar o “c” antes do primeiro ano assim: c2006-2018. Assim vc deixará claro que a data é do copyright.
      Se tiver mais dúvidas estou às ordens. :*

  18. E para obras diferentes do mesmo autor cuja data é desconhecida, saberia dizer se há alguma recomendação da norma? Por exemplo, em inglês, usa-se “n.d.a”, “n.d.b”, “n.d.c” no corpo do texto, que correspondem às seguintes referências:

    Statistics Finland. (n.d.a). Education. Retrieved from http://www.stat.fi/til/kou_en.html
    Statistics Finland. (n.d.b). Research and development. Retrieved from http://www.stat.fi
    /til/tkke/index_en.html
    Statistics Finland. (n.d.c). Income and consumption. Retrieved from http://www.stat.fi/til
    /tul_en.html

    Mas se estimarmos a data conforme recomendado, as referências ficariam todas iguais (Statistics Finland, 201-?) e não seria possível identificar corretamente a correspondência com a bibliografia. O que fazer nesse caso?

    1. Oi Caroline!

      O post responde dúvida de quem está padronizando no Estilo ABNT. O padrão da referência que vc exemplificou não é pela ABNT, correto? Em qual Estilo de normalização vc precisa tirar essa dúvida? APA? Sabendo qual o estilo tenho como te ajudar melhor… 😉

      Quanto a deixar as referências iguais ao estimar a mesma data, no Estilo ABNT é possível diferenciar com letras do alfabeto. =*

    1. Oi Gabriel!
      Se você não tem os meses não precisa indicar nada, é só omitir.
      Agora… se a publicação indicar, no lugar dos meses, as estações do ano ou a divisão do ano por grupos de meses (tipo: trimestre, bimestre, semestre…) você deve informar na referência. 😉

  19. Oi Jessica!
    Gostaria de saber como faço ao citar a referencia sem ano no texto, considerando que o ano provável é 2012.
    Seria assim?: (UFPA, 2012?).

    1. Oi Mariana!
      Como a 10520 não traz nenhum exemplo (nem menciona nada) sobre como citar publicação sem data, recomendo que use o mesmo padrão utilizado na referência. Se você usou [2012?], podes citar assim mesmo… (UFPA, 2012?).

      Só toma cuidado com essa sigla aí, tá? Se na referência tiver o nome por extenso, na citação tem que tá por extenso tb. 😉

    1. Oi Milena! A última norma de referência da ABNT não menciona mais a possibilidade de usar o [s.d.]… ela pede que estime mesmo a data.. o século, no mínimo. Sugiro procurar alguma pista da data de publicação no texto, em alguma referência mencionada, no tipo de linguagem… daí você descreve como mostra os exemplos do post, dentro de colchetes e com interrogação, aí não terá erro. 😉

        1. E quem sabe? A de 2002 não era… deve ser de alguma lenda muito antiga ou de alguma instituição que tenha recomendado. hehehe

  20. Fiquei em dúvida se deve ser entre parênteses ou chaves, mas mesmo assim, me foi de grande valia, estava necessitado dessa informação! Muito obrigado 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.