3 regras básicas para referenciar os meses do ano no Estilo ABNT

http-_meme-zenfs-com_u_be731bc342c5a603b7849a37a71871fe9fd4a62d_thumb15Eita lá… acabou 2017! Todo fim de ano eu fico com a sensação que o tempo passou muito rápido e que deixei de fazer muita coisa que prometi na virada… você também fica assim? Mas em 2018 farei diferente… prometo! {todo ano digo a mesma coisa… hehehe}

A esta altura do campeonato muita gente já finalizou a monografia e tá só de buenas… curtindo a vida e dando graças aos céus… se você não é essa pessoa e ainda está na labuta pra terminar essa danada, o post de hoje é curtíssimo e pode te servir.

Toda referência precisa ter a data de publicação, mesmo que seja estimada, e quando referenciamos publicações periódicas é muito comum incluir o mês de publicação, além do ano.

A NBR 6023 {2002} não deixa claro que a menção do mês é obrigatória, ela diz três coisas:
[1] os meses devem ser indicados de forma abreviada,
[2] no idioma original da publicação, […]” e mostra alguns exemplos:

VIEIRA, N. H. Espaço vivido e espaço mental: Dalton Trevisan e a dicotomia social do urbanismo curitibano. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 42, p. 151-167, jul./dez. 2013.
HARADA, K. et al. Quantitative pediatric surgical skill assessment using a rapid-prototyped chest model. Minimally invasive therapy & allied technologies, Oxford, v. 24, n. 4, p. 226-232, Jan. 2015.
ALTMAN, D. G. et al. Prognosis and prognostic research: validating a prognostic model. BMJ, London, v. 338, p. b605, May 2009.

e, por fim, “[3] se a publicação indicar, em lugar dos meses, as estações do ano ou as divisões do ano em trimestres, semestres etc., […]” escreve-se as estações por extenso tal como está no documento {sem abreviar} e as divisões do ano abreviam-se, como nos exemplos:

referencia artigo meses abnt

IMPORTANTE!
Se tiver dúvida para abreviar os meses consulte as normas para abreviação do idioma da publicação. Para a língua portuguesa, apenas “maio” não é abreviado. 😉

Anúncios

2 comentários sobre “3 regras básicas para referenciar os meses do ano no Estilo ABNT

  1. Allan Delmiro 17/02/2018 / 12:16

    Olá, Jéssica… Sou Allan Delmiro..fiz Biblioteconomia (por volta de 2004/2007) mas não cheguei a me formar em Biblioteconomia. Hoje sou formado em Educação Física e dou aula no ensino superior em Educação Física e sou professor de TCC. E tá rolando uma notícia (que eu considero que seja Fake News) de uma atualização da ABNT 2018. Essa informação procede?
    Agradeço pela atenção…

    Curtido por 1 pessoa

    • Jéssica Cavalcanti 17/02/2018 / 12:59

      Oi Allan, valeu pelo contato!
      Menino… ontem mesmo vi essa notícia no facebook e fui direto pro catálogo de normas da ABNT: não tem nenhuma atualização de norma referente ao comitê de informação e documentação.
      A última atualização de norma desse comitê foi em 2017 na norma de gestão de documentos de arquivo (que não tem ligação com padrão de norma de trabalho acadêmico, né?).
      É fake mesmo. A melhor fonte pra saber essas coisas é o próprio catálogo de normas da ABNT. 😉 Segue o link >> http://www.abntcatalogo.com.br/normagrid.aspx

      Eu sempre fico de olho e quando tiver novidades sobre atualização postarei por aqui. ❤

      Tô às ordens.
      bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s