Apresentação

10409403_924041957612755_7975108271534419503_n

Olá! Bem-vindo ao infonormas.
Eu me chamo Jéssica Cavalcanti, sou bibliotecária e recifense.

Desde os tempos de colégio, sempre fui muito curiosa quanto à procedência e organização das informações que eu absorvia em sala de aula. Tudo eu queria saber o porquê, até fiquei conhecida por meus professores como a “menina dos porquês”. Ia atrás de várias fontes diferentes de informação e além de avaliar o conteúdo de cada uma também avaliava a formatação da fonte, validando quase sempre como mais confiáveis aquelas que apresentavam um formato uniforme e padronizado.

No Ensino Médio, nos meus 16 anos, tive a oportunidade de estagiar em um banco e passei por alguns setores operacionais, mas o que mais me atraiu foi o Arquivo Corrente . Aquele setor com um monte de porta-revistas e dossiês de clientes do banco, distribuídos em prateleiras de estantes de ferro, faziam-me questionar qual poderia ser o melhor padrão para organizar os documentos para agilizar sua localização. Pra definir o melhor padrão eu tive que conhecer os tipos de documentos que compunham os dossiês identificando-os pela formatação.

Pronto! Daí começou {oficialmente} minha paixão por normalização e organização de documentos e fui atrás de uma formação relacionada a isso. Pesquisando na época, soube da existência de um curso de Arquivologia em Salvador… mas não dava pra sair de Recife-PE pra estudar lá {minha família não tinha grana pra me bancar estudando longe de onde eu morava}. Focando a pesquisa em minha própria cidade, encontrei um curso semelhante na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)Biblioteconomia!

Em 2005, prestei vestibular e ingressei na universidade satisfeita por iniciar um curso que iria me formar numa profissão que tinha tido o primeiro contato antes mesmo de saber que ela existia. Antes do início das aulas, comecei um trabalho voluntário em uma biblioteca comunitária na comunidade Caranguejo Tabaiares, em Recife, organizando o acervo e contribuindo com o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação para as crianças e jovens da comunidade. Durante a graduação, busquei vários campos de prática diferentes, passei pelo setor de pesquisa e comutação bibliográfica da Biblioteca Central da UFPE, e pelas bibliotecas: da Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco (UPE); do Centro de Documentação e Informação do Sebrae-PE; do Centro Regional de Ciência Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); da Procuradoria Regional da República 5a Região, e pelo arquivo do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.

Ao me formar, assumi por pouco mais de um ano uma biblioteca escolar, onde colecionei experiências muito interessantes com o corpo docente, discente e administrativo, e há cinco anos coordeno a biblioteca de um hospital-escola, no Recife, de referência nacional e internacional: o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Dentre as diversas atividades que estão sob minha responsabilidade, as que mais me encantam são as relacionadas à formatação de trabalhos acadêmicos e a busca de fontes de informação científica online. ❤

Com essas experiências, consegui perceber que a informação e o documento científico são um dos maiores bens da humanidade. Acredito que eles são o caminho para grande parte do desenvolvimento não só das instituições de ensino e pesquisa, mas também das pessoas e da sociedade. E como tal, quero garantir a partir do meu trabalho – aqui no infonormas – que os documentos científicos sejam apresentados de forma clara e padronizada e acessados com a maior facilidade possível. Quero desmistificar que a normalização de documentos e a busca por informação científica de qualidade sejam atividades dolorosas ou sofridas, para quem precisa lidar com elas.

Contudo, o infonormas é o seu canal de consultoria online e prestação de serviços em normalização de documentos (monografias, dissertações, teses, artigos, livros etc.) e orientação sobre pesquisa em fontes de informação científica online. Aqui, você saberá onde pesquisar o conteúdo para escrever seu trabalho e como formatá-lo na norma exigida pela instituição ao qual você irá submetê-lo.

Curta nossa página no Facebook, inscreva-se no nosso canal do Youtube e assine a nossa newsletter. 😉

\o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s