Conheça os 3 tipos básicos de fontes de informação para sua pesquisa

Olá! Tudo caminhando bem aí nas pesquisas pro seu trabalho? Espero que sim… Hoje vou falar um pouco sobre os tipos básicos de fonte de informação científica existentes, para ajudar você a selecionar as melhores para citar em seu trabalho.

Quem já participou de algum treinamento comigo deve se lembrar que sempre exponho a importância de selecionar bem as fontes de informação que serão citadas em seu trabalho, a fim de garantir a qualidade, veracidade e fidedignidade do conteúdo. Dentre vários critérios importantes para avaliação, é interessante saber que existem três tipos básicos de fontes de informação científica, e conhecendo-os, você já vai ter uma ideia do que é mais ou menos confiável. Os tipos são os seguintes:

primaFontes Primárias > São as produzidas diretamente pelo autor da pesquisa.
Exs.: Relatórios técnicos; Anais; Teses; Dissertações; Patentes; Normas Técnicas; Artigos de periódicos; Projetos de pesquisa em andamento.

secunFontes Secundárias > Trazem a informação agrupada/organizada, tendo a função de facilitar o uso da informação “dispersa” nas fontes primárias.
Exs.: Enciclopédias; Dicionários; Bibliografias; Índices; Bases e bancos de dados; Livros.

tercFontes Terciárias > São guias às fontes primárias e secundárias, trazendo uma síntese ou consolidação de informações.
Exs.: Bibliografias de bibliografias; Catálogos de bibliotecas, centros de informação e livrarias; Diretórios; Guias de literatura; Revisões de literatura.

Em geral, recomenda-se consultar uma fonte primária para citá-la, mas quando você não consegue ter acesso ao documento completo fica difícil fazer uma citação direta, né? O jeito é usar um apud, ou usar fontes secundárias e terciárias.

Essas definições e exemplos são bem consolidados na área da Ciência da Informação, mas {sem querer por caraminholas em seu juízo} confesso que, particularmente, acho bem arriscado fazer tal classificação categoricamente, antes de avaliar o conteúdo da fonte. Por exemplo: um livro pode ser uma fonte primária se trouxer informações inéditas, não pode? {Uma autobiografia, por exemplo}. Fica aí a reflexão. 😉

É isso aí. Espero ter ajudado a te dar um norte nesta escolha. Quem tiver informações adicionais que possam ajudar a esclarecer e selecionar melhor suas fontes, compartilha nos comentários.

Qualquer coisa, grita. 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Conheça os 3 tipos básicos de fontes de informação para sua pesquisa

  1. Junio Lopes 26/07/2016 / 15:00

    Oi Jéssica!

    Gostei muito da página, parabénss.

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s