As melhores dicas para enfatizar trechos do seu trabalho

Olá! Nos últimos posts trouxe bastante conteúdo sobre fontes de informação pra você, né?! Mas pense numa saudade de escrever sobre normalização que eu tava! Hehehe.. Por isso, o post de hoje vai ser pura normalization… 😉

Abordarei um ponto que pra muita gente pode ser irrelevante, mas não é nem um pouco pra quem vai ler/avaliar seu trabalho {e nem pra NBR 10520}: a ênfase de trechos.

Quando escrevemos é comum querermos enfatizar/destacar determinado trecho ou palavra. Já aconteceu com você? Certamente… E nas minhas andanças normalizando trabalhos por aí já vi destaques meio desesperadores. Sério.

Para manter o mínimo de padronização na escrita, e até mesmo coerência, sugiro que você escolha um tipo de destaque e o utilize uniformemente até o final do seu trabalho. Os tipos mais comuns de destaques são o negrito, o sublinhado, o itálico, as aspas (“duplas” e ‘simples’) e a CAIXA ALTA. Tenho certeza que você já ouviu falar neles e que até os usou pelo menos uma vez na vida. Eles são ótimos! Mas tenha cuidado: escolha um tipo apenas, e não destaque o mesmo trecho – ou palavra – com mais de um. É desnecessário {e feio} e se você precisar destacar trechos diferenciando-os você acabará “gastando” todos os seus tipos de destaque. Saca?

wpp

Se você tem dúvida em como e qual tipo de destaque utilizar em seu trabalho vão cinco dicas:

1- A mais importante de todas: EVITE encher de destaques os parágrafos de seu trabalho, utilize-os quando realmente for necessário dar ênfase a algo importante no texto, para chamar a atenção do leitor.

2 Prefira usar o itálico para as palavras em língua estrangeira que ainda não foram incorporadas ao seu vocabulário nativo. Para saber quais palavras foram incorporadas ao português consulte um bom dicionário de português ou o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, ou ainda o manual de comunicação do Senado Federal.

3– Use {com moderação} o negrito ou sublinhado para ênfases no corpo do texto. Se em seu trabalho não tiver palavras estrangeiras dá pra usar o itálico também no meio do texto.

4 Evite ao máximo usar CAIXA ALTA no corpo do texto, use-o num título. E evite também usar este tipo de destaque em suas conversas na internet, pois “significa que você está babando e gritando“. 😉

5 Use as aspas apenas para as citações.

Seguindo essas dicas seu trabalho vai ficar todo arrumadinho, vai por mim. 😉

2 comentário em “As melhores dicas para enfatizar trechos do seu trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.